Durante três meses, a AEG desafiou estudantes de moda e costureiros amadores a transformar peças de vestuário já sem uso, provando que podem, e devem, ter uma nova vida, contribuindo para uma abordagem mais sustentável na moda. O criador Nuno Baltazar foi o mentor deste processo que reuniu dezenas/ de candidaturas e culminou num desafio final a três, tendo o júri eleito Joana Lobato como vencedora.
Desde o início, a iniciativa pretendeu chamar a atenção para a importância de adotarmos comportamentos mais sustentáveis. De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, em Portugal quase 4% dos resíduos urbanos são têxteis, uma preocupação crescente à escala mundial*, onde a fast fashion tomou conta dos padrões de consumo. Antes de descartar uma peça de roupa, deve ponderar-se se uma camisa, um blazer ou um vestido não podem ser convertidos. Foi também essa a experiência dos candidatos ao AEG Fashion Challenge.
A ação de upcycling, com palco nas redes sociais da marca entre 4 e 20 de setembro, terminou agora com o anúncio da vencedora, apurada num desafio final avaliado por um júri constituído por Nuno Baltazar, Catarina Barreiros (especialista em sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero) e representantes da AEG e da Luvin.
Joana Lobato, de Almeirim e estudante de Design de Moda na FAUL, foi distinguida pela transformação de uma sweatshirt cinzenta num blazer cropped com aplicação de rendas. A vencedora confessou que: “o upcycling sempre teve um lugar na minha vida. Sempre tive interesse em dar uma segunda vida a peças usadas. Este concurso ajudou-me a dar asas à imaginação e motivação para continuar a evitar desperdiçar roupa.” Joana Lobato referiu ainda que para si “é importante participar nestas iniciativas como valorização profissional”.
Como prémio, Joana Lobato poderá renovar a sua lavandaria com um conjunto de produtos AEG de tratamento da roupa no valor de até 2000 euros e tem lugar assegurado no desfile de Nuno Baltazar na próxima edição da Moda Lisboa, a decorrer de 5 a 8 de outubro. As restantes finalistas, Izadora Chiara e Anabela Melo receberam um ferro vertical e um cheque-oferta de produtos AEG no valor de 150 euros.
Terminado o concurso, as provas do AEG Fashion Challenge continuam a ser uma fonte de inspiração para quem quer mudar a forma de gerir o seu guarda-roupa. Para ver e rever no canal de YouTube da AEG Portugal, bem como em aeg.com.pt.
AEG GREEN AFFAIR
Como parte do compromisso da marca com a sustentabilidade, a AEG desenvolve iniciativas que visam promover práticas responsáveis em todas as áreas de negócio da marca, visando minimizar o impacto ambiental e maximizar a eficiência energética em todas as etapas, desde a conceção até à utilização dos produtos em casa do consumidor.
O conceito AEG GREEN AFFAIR centra-se em três pilares principais: eficiência energética, utilização de materiais sustentáveis e inovação responsável. A AEG desenvolve e oferece produtos altamente eficientes do ponto de vista energético, utiliza materiais e recursos renováveis e de baixo impacto ambiental, e procura constantemente soluções inovadoras que promovam um estilo de vida sustentável.
O AEG Green Affair visa, paralelamente ao lançamento de produtos sustentáveis no mercado, capacitar os consumidores para fazerem escolhas mais conscientes, incentivando à adoção de práticas ecológicas, nomeadamente eficiência energética, reciclagem e conservação de recursos. Desta forma, a AEG pretende contribuir para um futuro mais verde e sustentável.
* Estima-se que em 2030 o nível de resíduos de vestuário possa chegar aos 140 milhões de toneladas – equivalente ao desperdício anual de 17,5 Kg per capita em todo o planeta. Fonte: Público, “A pegada da nossa roupa”.
Cláudia Carvalho
LUVIN | PR Manager
press@thisisluvin.com
+ 351 961012492